Número total de visualizações de páginas

domingo, junho 04, 2006

Conceito de Stress

O stress é uma reaccao psicologica a um estimulo exterior quer seja real ou imaginario , que é considerado uma ameaca para o "EU".
Sendo uma interpretacao da mente (a nossa mente julga a situacao) , que obedece sempre a pensamenteos negativos e distoricidos.
Sendo considerado pela mente uma ameaca ao nosso SER (o Corpo) , o estimulo que agora é considerado uma ameaca, desencadeia uma serie de reaccoes fisicas que alteram a normalidade da pessoa.
O Hipotalamo inicia um conjunto de accoes hormonais que alteram o ritmo cardiaco , a tensao muscular , o metabolismo e ate a respiraccao.
Poderemos dizer que o nosso corpo está em estado de alerta geral , os consumos energeticos do organismo vao sendo aumentados originando sintomas fisicos, emocionais, mentais e comportamentais que nao contribuem para o bem estar do individuo.
O Stress nao tratado afecta seriamente a performance do individuo levando o a procurar o bem estar perdido em estimulantes , nos anti depressivos ou calmantes , no alcool . no tabaco...
(Texto do meu trabalho sobre o Stress nas organizacoes)

Sem comentários: