Número total de visualizações de páginas

terça-feira, novembro 07, 2006

Metamorfose

Tipos de metamorfose
Normalmente as metamorfoses sao acompanhadas pela mudanca de habitat ou de hábitos podendo, no entanto ocorrer sem que haja tais alteracoes.

Alguns exemplos de metamorfose, com mudança de habitat ou de habitos, sao encontrados em muitos insetos e anfibios. As libelulas sao insetos aquaticos durante a idade prematura, apresentando-se como voadores na idade adulta. As ras sofrem metamorfose transformando-se de um girino aquatico ate um anfibio (forma definitiva). Outros exemplos sao muitos invertebrados aquaticos que nadam livremente durante horas no inicio da vida, fixando-se em seguida a um substrato onde vivem a restante da vida sem locomocao, como é o caso dos urocordados. As borboletas e as tracas quando na fase larval tem pecas bucais mastigadoras e depois se transformam em insetos voadores com essas pecas especializadas na succao.

O tipo de metamorfose sem que haja mudancas significativas nos habitos ou habitats é ilustrado por muitas especies de crustaceos, que passam por metamorfoses físicas até ao estado adulto. Relativamente a estes casos onde o habitat do animal se mantem inalterado Ernst Haeckel afirmou, ha decadas, que a metamorfose seguia uma serie de formas correspondentes aos ancestrais da especie em questao ao longo da sua historia evolutiva (Lei da recapitulacao), mas hoje se sabe que é uma formulaç?o incorreta.

E nos humanos ? A que se chama quando uma pessoa tem que mudar?

1 comentário:

PDivulg disse...

Troca tintas?