Número total de visualizações de páginas

terça-feira, junho 21, 2005

Atena


Atena
.
Embora a mitologia lhe reservasse varias atribuiçoes, em todas elas Atena personificava a serenidade e a sabedoria caracteristicas do espirito grego. Zeus, segundo a Mitologia Grega, para evitar o cumprimento de uma profecia, engoliu sua amante gravida, a Oceanide Metis. Depois ordenou a Hefesto que lhe abrisse a cabeça com um golpe de machado e dela nasceu Atena, ja armada. Acredita-se que ela era originalmente a deusa-serpente cretense, protetora do lar. Adotada pelos micenicos belicosos, seu carater tutelar completou-se com o de guerreira. Finalmente, transformou-se na deusa protetora de Atenas e outras cidades da Atica. Como todos os deuses do Olimpo, Atena tinha um carater dual: simbolizava a guerra justa e possuia uma disposiçao pacifica, representando a preponderancia da razao e do espirito sobre o impulso irracional. Em Atena residia a alma da cidade e a garantia de sua proteçao. Na tragedia Eumenides, Esquilo deu expressao acabada a figura sabia e prudente de Atena, atribuindo-lhe a fundaçao do Areopago, conselho de Atenas. O mito afirma que Atena inventou a roda do oleiro e o esquadro empregado por carpinteiros e pedreiros. As artes metalurgicas e os trabalhos femininos estavam sob sua protecao; o culto a Atena se baseava no amor ao trabalho e a cidade. Seu principal templo, o Partenon, ficava em Atenas, onde anualmente celebravam-se em sua honra as Panateneias e davam-lhe o nome de Atena Partenia. Foi representada por Fidias na celebre estatua do Partenon, de que se conserva uma copia romana do seculo II da era crista. Os relevos desse templo apresentam sua imagem guerreira, com capacete, lança, escudo e couraca. Os romanos assimilaram-na a deusa Minerva (que, com Juno e Jupiter, compunha a triade capitolina) e acentuaram ainda mais seu carater espiritual, como simbolo da justiça, trabalho e inteligencia.

2 comentários:

Anónimo disse...

estou a ver que isto agora é só mitologia...isto faz uma pessoa começar a gostar também. espero mais posts destes. grande atena, precisamos é de trabalho e inteligência. beijokituxas.

O Outro disse...

eu sempre gostei muito de mitologias , em tempos pensei em seguir esse ramo na faculdade mas era para no fim de 5 anos ir para o desemprego preferi nao seguir lol beijinhos